A Diplomata

História

A empresa Diplomata foi fundada em 1958 realizando o sonho de dois primos de produzir máquinas de sorvetes em São Paulo, vendo o mercado de sorvetes crescer no Rio de Janeiro, mudaram-se para cá em 1961, ficando alocados na Praça Seca. Para cada máquina vendida, era necessário realizar vários testes para analisar o funcionamento da máquina. Como a quantidade de sorvete produzido era muito grande, observou-se a necessidade de dar um destino para aquela produção.

Pensando numa solução, os proprietários resolveram distribuir gratuitamente os sorvetes, como forma de propaganda para os moradores locais. Com a grande procura pelo produto, viram uma boa oportunidade de negócio, e abriram uma loja, vendendo os sorvetes que eram produzidos através dos testes das máquinas. Com o grande sucesso da sorveteria, a empresa deixou de comercializar máquinas e começou a atuar exclusivamente no ramo de sorveteria.

Em 1981, os primos resolveram vender a empresa, para se dedicar a outro negócio, e venderam para um investidor gaúcho, que manteve as atividades da empresa até 1984. Esse investidor resolveu voltar para a sua terra natal e vendeu a loja para seu irmão, que é o proprietário atual da empresa. Na venda, foi passado o ponto, sendo todo o maquinário levado embora. Como o novo proprietário era dono de uma fábrica de sorvetes chamada Gelaska ele manteve o ramo de sorveteria e agregou o ramo de confeitaria e salgados para a empresa. Nas décadas de 80 e 90 com a nova administração e variedade de produtos, a loja se tornou um grande point na região, conquistando públicos de todas as idades.

O sorvete era produzido pela Gelaska que era localizada no bairro de Piedade, e se manteve até 2001, precisou ser removida de lá, pois a concessionária da linha de trem, solicitou a demolição do imóvel, sendo a fábrica transferida para um local em Cascadura.

Como a logística para transporte do sorvete até a loja eram complicados, o dono resolveu unificar a fabricação com a loja, sendo esse processo concluído em 2004. Após a transferência da fábrica de Cascadura para a Praça Seca, a empresa Gelaska encerrou suas atividades.

Hoje com toda a produção estruturada no mesmo local de atendimento, a empresa conseguiu agregar mais produtos a sua linha de venda, tendo atualmente a comercialização de: sorvetes, açaís, tortas, doces, salgados e hambúrgueres. Mantendo sempre a tradição de produtos artesanais com boa qualidade.


O famoso garoto do sorvete


No interior da loja, encontra-se uma fotografia de uma criança lambuzada de sorvete, essa foto não se sabe a data exata em que foi tirada, ela foi tirada na inauguração da loja, onde o proprietário distribuiu sorvetes gratuitamente a todas as crianças que moravam perto da loja. Ela se sobressaiu das demais, devido a expressão de felicidade da criança ao tomar o sorvete. O proprietário atual da empresa descreveu como vê a imagem: “A foto simboliza toda a felicidade e magia que envolve o sorvete, uma sobremesa que encanta todas as idades”

E aí, bateu a fome ou quer fazer a festa? Tanto faz! Faça aqui seu pedido

Peça Agora!
//]]>